Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa feliz. Jornalista e escritora apaixonada. Mãe, dona-de-casa, curiosa, amiga e sempre uma aprendiz. Muito prazer!

Doidos por cinema

sexta-feira, agosto 10, 2007

Harry Potter: existe um em todos nós

Não tenho outra palavra para definir o último filme de Harry Potter senão magnífico!!!! Não estou aqui para comentar a atuação dos atores mirins ou a direção de David Yates em Harry Potter e a Ordem da Fênix. Falo como uma fã alucinada da série de J.K. Rowling.
O filme é fiel ao livro e mantém, durante praticamente todo o tempo, o clima sombrio e ameaçador em que vive o protagonista, levando o espectador a uma viagem aflitiva como a que vive o jovem bruxo.
Para a minha surpresa a edição do filme manteve (parcialmente ) uma fala que - na minha opinião - é a melhor do livro, quando Hermione tenta explicar ao adolescente Potter tudo o que se passa pela cabeça da jovem Cho, namorada de Harry. Ao final da fala, Rony (com um semblante tipicamente masculino) revida: ninguém consegue pensar tantas coisas ao mesmo tempo. No livro, Hermione diz que "as mulheres conseguem". Já no filme, ela se limita a fazer uma crítica à falta de sensibilidade do garoto. Achei fantástica a maneira como a escritora revelou aos jovens leitores uma das muitas diferenças entre os sexos.
Preferências à parte, o filme (como os outros) me fez chorar. E logo nos primeiros minutos! Ele nos faz esquecer completamente a realidade à nossa volta e nos faz mergulhar num mundo onde a maldade é tão real quanto a nossa mas a esperança e a coragem para enfrentá-la se baseam em um aspecto simples: a amizade.
Mas este não é o motivo real da minha emoção ao ver os filmes de Rowling. Confesso que qualquer coisa (bem feita) que me tire deste mundo horrível onde vivemos, me emociona. Faz-me lembrar que a vida pode ser melhor, desde que acreditemos que podemos ser menos complicados, mais confiantes e, porque não, acreditarmos que existe afinal uma magia. Não aquela que precise de uma varinha de condão, mas a magia de que todos nós somos capazes de fazer. A magia da determinação, da confiança, da auto-estima e de tudo o que é positivo. Tudo o que, no dia-a-dia, esquecemos que existe.
No fundo, no fundo, os adultos amantes de Harry Potter sentem falta da criança que - um dia - viveu dentro de cada um de nós. O livro e os filmes da série nos forçam a expôr esta criança e isso é maravilhoso! Eu recomendo!

(curiosidade: você sabia que um verdadeiro Harry Potter existe em Brenton (Flórida), nos Estados Unidos? Ele tem 78 anos e nunca leu um livro da série.... que pena!)

0 comentários: